No dia 03/12 iniciamos a última semana de formação da equipe pedagógica da Escola Jatobazinho de 2018. A diretora Sylvia ressaltou a importância das semanas de formação e apresentou para todos o Guia da Oficina Fazendo Minha História. O coordenador Dilson Esquer e a assessora Renata Americano conduziram os educadores na avaliação do ano de 2018 por meio de criatividade e arte em costura para estimular suas reflexões. Preparando a equipe para 2019 a temática trabalhada ambiente educativo versus ação educativa. Foi um início de formação com muito entusiasmo e participação.

dia 1

No dia 04/12, segundo dia de formação da equipe pedagógica, o coordenador Dilson Esquer e a Assessora Renata Americano realizaram com os educadores uma reflexão sobre Trabalho Pessoal e Plano de Trabalho. Foram discutidos temas como autonomia, construção de cantos pedagógicos e intervenções pedagógicas. Dinâmicas promovendo a troca entre teoria e prática colaborou para o entendimento de como organizar o trabalho pedagógico em sala de aula. Foi um momento rico de aprendizado e carregado de experimentação. Ao final do dia, as professoras Edna, Fabiana, Natiély e Tatiane receberam um presente da Secretaria das Escolas das Águas pela participação no Concurso Professor por Excelência da Secretaria Municipal de Educação.

dia 2 2dia 2

No terceiro dia da semana de formação pedagógica os educadores iniciaram as atividades, com a assessora pedagógica Silvia Juhas, de avaliação dos projetos desenvolvidos neste ano de 2018. No período da tarde o coordenador pedagógico Dilson juntamente com a assessora Renata Americano fizeram a apresentação da reorganização das oficinas socioeducativas para o ano de 2019.

dia3.jpg

No quarto dia de formação pedagógica a equipe deu continuidade ao trabalho com a assessora Silvia Juhas realizando levantamento dos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática trabalhados em 2018. O levantamento colaborou para a construção das expectativas de aprendizagem para o ano de 2019.inas socioeducativas para o ano de 2019.

4 dia

No quinto dia de formação a assessora Renata Americano debateu com a equipe pedagógica a construção de projetos. Os educadores refletiram sobre o trabalho interdisciplinar nas oficinas socioeducativas. Num segundo momento os educadores ofereceram feedback sobre a avaliação de desempenho implantada em 2018.

5dia

No sexto dia da semana de formação o coordenador pedagógico Dilson Esquer e a coordenadora operacional Fernanda Sá Vieira conduziram um dia repleto de atividades com as duas equipes da escola: equipe pedagógica e equipe operacional. Por meio de dinâmicas, leituras e reflexões as equipes compartilharam os pontos mais marcantes do trabalho de 2018. Em seguida, o grupo fez uma reflexão sobre objetivos e expectativas para 2019. Um momento de integração enriquecedor e cheio de expectativa.

dia 06

Nos dois últimos dias de formação da equipe da Escola Jatobazinho, os integrantes das equipes pedagógica e operacional, realizaram apresentações formais sobre o trabalho desenvolvido em 2018 para a diretoria. Foi o momento de relembrar as ações e os resultados do ano que termina. O grupo apresentou também as crônicas escritas para o projeto Educador Cultural. No encerramento dos trabalhos foi realizado um debate sobre o papel do educador e o impacto deste profissional na vida dos alunos.

7dia