No dia 17/09, a equipe pedagógica da Escola Jatobazinho deu início à 4ª semana de formação pedagógica de 2018.

Em um primeiro momento, a equipe fez um resgate histórico sobre a importância das semanas de formação, bem como uma conversa sobre documentos que estão sendo construídos, dentre eles o Projeto Pedagógico do Acaia Pantanal. Em seguida, o coordenador Dilson Esquer conduziu a formação fazendo uma avaliação de como está o planejamento para as atividades do 4º Bimestre. Para terminar o dia o residente de monitoria, Welington Mendes, compartilhou com os colegas o conteúdo do curso “Brinquedistas na prática!” que realizou em São Paulo.

1

No 2º dia de formação pedagógica, a assessora Silvia Juhas trabalhou a análise do processo avaliativo. Os educadores tabularam as avaliações pedagógicas a fim de analisar como estão os seus alunos e assim poder organizar o planejamento do 4º bimestre. Para o 4º bimestre os educadores organizaram o mapeamento e as expectativas de aprendizagem.

2

O 3º dia da semana de formação pedagógica da Escola Jatobazinho, foi dedicado à ortografia. A assessora pedagógica Silvia Juhas e a equipe de educadores aprofundaram o tema e o colocaram em prática com alguns exercícios.

3

No 4º dia de formação pedagógica, a assessora pedagógica Silvia Juhas e a equipe de educadores debruçaram-se, pela manhã, nas estratégias para preparar as aulas de Formação de Leitores. No período da tarde, o foco foi a produção de artigos científicos com a Profª Dra Claudia Araujo de Lima, do programa de pós graduação da UFMS/Campus do Pantanal.

4

No 5º e último dia de formação pedagógica da Escola Jatobazinho, foram realizados dois momentos distintos voltados à saúde mental com as psicólogas Ana Cecília Demarqui Machado e Fabiana Lambert Zayat.  Ana Cecília trabalhou com o tema sexualidade infantil na escola, cujo propósito foi oferecer subsídios aos educadores para lidarem com o desenvolvimento infantil. Já Fabiana debateu com o grupo os elementos da Oficina Minha História, que está sendo compilada em documento formal.

5.25