De 02 a 06 de abril aconteceu a segunda semana de formação de 2018 dos educadores da Escola Jatobazinho. No dia 02/04, primeiro dia, a Diretora Sylvia e a coordenadora da Escola das águas Cleide Marçal fizeram breve abertura. O coordenador pedagógico Dilson Esquer e a assessora Renata Americano realizaram reflexão sobre o papel do professor seguida por atividades de sensibilização para o planejamento do Estudo do Meio que será realizado com os alunos no mês de maio. à tarde a atriz Bianca Machado trabalhou com jogos teatrais e exercícios corporais como ferramentas de construção do coletivo e do trabalho em equipe.

 

No dia 03/04, segundo dia de formação dos educadores da Escola Jatobazinho, o tema desenvolvido foi planejamento e avaliação institucional. As atividades foram conduzidas pela assessora pedagógica Silvia Juhas. Ao final do dia a consultora Renata Americano e o coordenador pedagógico Dilson Esquer iniciaram um trabalho de descrição de cargos, primeiro passo para construção da avaliação de desempenho.

 

 

No dia 04/04, terceiro dia de formação, os educadores deram continuidade a formação com a assessora pedagógica Silvia Juhas com o tema “ortografia na sala de aula.” Partindo de uma discussão teórica e depois com exercícios, os professores e residentes trabalharam a percepção do emprego dos fonemas e grafemas. Para os monitores foi dia de construir o planejamento do próximo bimestre. No fim do dia os participantes realizaram uma conferência com as assessoras Cleide Terzi e Lena Marko dando continuidade à construção do Projeto Pedagógico da escola. O foco foi a construção do pensamento criativo e criador de cada um e qual o lugar das perguntas dentro do nosso ambiente escolar.

No dia 05/04, quarto dia de formação, esteve presente assessora pedagógica da Fundação Bradesco, Liliana Scatone. Foram discutidos temas voltados ao ensino da Língua Portuguesa e da Matemática. Em um primeiro momento focou-se as questões da língua, principalmente alfabetização e letramento. Em um segundo momento foi a vez da disciplina de matemática, com foco em cálculo mental. Os participantes estudaram e desenvolveram atividades de fixação com uma estação de jogos matemáticos. A parceria com o Programa Educa+Ação da Fundação Bradesco é fundamental na formação dos nossos educadores.

 

Durante os 5 dias de formação,  os educadores da Escola Jatobazinho foram acolhidos nas instalações do Moinho Cultural para realizar a segunda semana de formação do ano de 2018. No último dia parte da equipe acompanhou uma apresentação de balé da companhia do próprio Moinho Cultural. Pela manhã foi realizado o planejamento do segundo bimestre letivo e à tarde os residentes Alexandre e Jhonatan despediram-se da equipe. Nosso muito obrigado aos residentes. Que venha o 2º bimestre!