Nos dias 14 e 15 recebemos a visita, na Escola jatobazinho, dos artistas participantes do projeto “Residência Artística” apoiado pelo Acaia Pantanal. Dentre as atividades propostas pelos artistas tivemos: uma mostra do documentário “Nossa pintura”, uma oficina de grafismo corporal com Jenipapo e uma mostra do vídeo final da residência do ano de 2016. Recebemos também, a doação de alguns livros para o acervo da sala de leitura. A Residência Artística é um projeto que oferece apoio logístico para que artistas possam desenvolver trabalhos de criação em um ambiente propício para a reflexão, introspecção e imersão.

Abaixo a proposta desenvolvida pelos artistas na Escola Jatobazinho:

Na Escola Jatobazinho os artistas residentes executaram com os alunos um ciclo completo do processo da pintura de jenipapo, para que conheçam ou relembrem uma prática outrora frequente realizada pelos povos que viveram na região antes da chegada dos europeus.

A atividade teve como sequência a identificação da árvore de jenipapo, retirada dos frutos verdes, corte dos frutos e retirada da polpa, colocar a polpa de molho na água, moer e ferver o conteúdo, triturar um pedaço de carvão, peneira-lo para obtenção do pozinho fino de carvão e mistura-lo ao suco do jenipapo.

Por fim foi realizada a execução da pintura sobre o corpo, onde os alunos puderam ser pintados e pintar uns aos outros, ou sobre papel, os motivos de sua preferência.