Dia 30/08 foi realizada a 11ª oficina de artesanato, deste ano de 2017, com as mulheres ribeirinhas. Ao todo estiveram presentes 12 mulheres. A proposta neste encontro foi confeccionar em tecido o jogo da velha e das cinco marias. Foram exploradas as técnicas da costura e bordado apresentando outras possibilidades de produtos que podem gerar renda envolvendo as habilidades já conhecidas pelo grupo.

As oficinas têm criado oportunidade para as participantes trocarem saberes, além de  promover a cooperação e entrosamento entre elas. Nailza e Nilza, a dupla que tem dominado o tear, também trabalha bem com a máquina de costura. As duas colaboraram durante as oficinas compartilhando dicas de como manusear as máquinas. Roseane e Rosalina, antigas bordadeiras que estão retornando ao grupo depois de um período distantes, também colaboraram ensinando pontos de bordado para as ribeirinhas que estão começando.

Como rotina as oficinas têm momentos reservado para: entrega dos materiais, de avaliação dos bordados e tecidos confeccionados no tear, e exposição dos produtos finalizados pelas participantes. Desta vez a oficina contou com visitantes que foram conhecer o trabalho desenvolvido pelas ribeirinhas. Maria, Daniele, Claudinéia, Janaina e  Rosely, já conhecem bem as técnicas de artesanato e gostam de levar seus materiais para avaliação e para venda. Durante o horário de almoço da escola os funcionários visitaram a exposição e compraram algumas peças.

O encerramento da oficina contou com a participação do coordenador pedagógico da Escola Jatobazinho que aproveitou a oportunidade para fazer uma breve reunião com as mães que estavam presentes.

Este slideshow necessita de JavaScript.