Anualmente a Escola Jatobazinho realiza atividades de estudo do meio com os alunos. Neste ano de 2017 o estudo do meio foi focado no trabalho desenvolvido numa fazenda produtiva do Pantanal e na história de ocupação da região através do depoimento da família proprietária da fazenda. Durante uma semana, entre os dias 6 a 9 de junho, todas as classes visitam a Fazenda Boa Esperança. Uma experiência rica e cheia de aprendizados para todos os envolvidos. Confira o que rolou dia a dia e todos os registros da atividade!

No dia 06/06 foi realizada a primeira viagem com as turmas do 1º e 2º ano. Os alunos foram acompanhados pelos educadores Fabiana, Tatiane, Sofia, Wanderley e Samanta. Confira abaixo as fotos desse primeiro dia!

Este slideshow necessita de JavaScript.

No 07/06 foi a vez do 3º ano acompanhados pelos educadores Dayane, Marcela, Fernanda e Everton. Um dia cheio de atividades e muito envolvente. Abaixo os registros da experiência da turma do 3º ano.

Dia 08/06 a animada turma do 4º ano realizou o estudo do meio com os educadores Dílson, Thaís, Samanta e Gleyce. Os alunos aproveitaram muito a vivência e puderam fazer ótimos registos desse dia especial. Na galeria de fotos, alguns dos principais momentos da atividade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O último dia de estudo do meio foi a viagem do 5º ano. No dia 09/06, a turma mais velha da Escola Jatobazinho saiu para explorar novos ambientes acompanhada pelos educadores Natália, Wanderley e Jacqueline. Vale a pena conferir os registros desse último dia!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Cofira abaixo o depoimento da educadora Thais Reis sobre essa experiência.

“Meu nome é Thais Reis e sou residente na Escola Jatobazinho há pouco mais de um mês, tendo a oportunidade singular de vivenciar tudo que este lugar proporciona. Dentre elas o Estudo do Meio na fazenda Boa Esperança propriedade da família do Sr. Zequinha.

Acompanhei  ao Estudo do Meio no dia 08/06/2017 a turma do 4º ano que tem como professor Dilson Esquer e os 13 aluno presentes:  Ariel Pereira de Arruda , Ariele Pereira de Arruda , David Araújo Arruda, Graziele Dias Pilar , Hellen Luiza Silva de Oliveira, João Marcell Amorim Araújo, Kauãne Rodas Pilar, Kethillyn dos Santos Oliveira, Natiele Helena Conceição da Silva, Renata Arruda da Silva, Samara Sebastiana de Arruda, Silvana Moraes de Oliveira, Vinicius Alves de Arruda.

Tive contato com o caderno do Estudo do Meio elaborado para a série pelo professor, e tive a oportunidade de acompanhar algumas das matérias que lá constaram.

Descemos do barco e fomos recepcionados pelo anfitrião Senhor Zequinha, com  um sorriso no rosto e muita simpatia. Na sequência vieram seus familiares: a esposa, Dona Maria, e o filho Jocelino. Nos reunimos debaixo do pé de manga para darmos inicio ao estudo e orientar as crianças.

Durante o dia fizemos muitas coisas interessantes como observar e deliciar o a feitura da rapadura de leite, que eu nem sabia que existia pois achava que rapadura era só a de cana (risos), o cuidado com qual é feita e a receita passada da mãe para os filhos é algo bonito de se ver. Conhecemos os espaços da fazenda como a casa, o curral, galpão com as fornalhas para rapadura e farinha.

Daniel nos mostrou como ordenhar as vacas leiteiras e sua companheira como fazer o queijo.  Fizeram um almoço delicioso para nós com arroz carreteiro e macarrão tropeiro, dentre outras gostosuras como as pizzas com queijo produzido lá, Daniel e sua companheira são funcionários recentes da fazenda.

Fomos à roça e aprendemos como são feitos o plantio e a colheita, da mandioca, da batata e da cana de açúcar, Daniel escolheu algumas crianças que fizeram questão de ajudar a levar a cana parafazer garapa, cana que vimos ser moída no maquinário adequado e com a qual nos deliciamos na sequência, geladinha!

Passeio a cavalo foi muito divertido e algumas crianças demonstraram habilidade ao montar. Fotos, bate papo, entrevista com Dona Maria e o Senhor Zequinha  na varanda foram um momento especial pois os alunos estavam curiosos e os anfitriões prontos a responder .

Os cachorros também são um chamariz da fazenda: Piloto, cor de fogo, e Tarzan, irmão de Valente e Princesa que moram na Escola Jatobazinho. Amo cachorro!

Algumas crianças tem parentesco com o Senhor Zequinha o que é bem costumeiro na região ribeirinha.

Na subida ao morro podemos contemplar a exuberante e fascinante beleza do Pantanal e região do Castelo.

Para mim um dos momentos mais significativos foi quando ao em sentar ao lado do Senhor Zequinha ele se sentiu a vontade para compartilhar um pouco da historia de como conseguiu aquele pedaço de chão e o tornar tudo que é hoje.

Sou e serei eternamente grata por poder estar em contato, ouvir e viver entre a sabedoria dos antigos e a pureza das crianças. “

Thais Reis