No mês de janeiro, aconteceu a primeira capacitação de 2017 dos educadores da Escola Jatobazinho. Eles participaram de 56 horas de capacitação presencial em São Paulo. A capacitação envolve dois eixos distintos intimamente relacionados: a capacitação da base curricular nacional e a capacitação da base diversificada focada em oficinas socioeducativas, ambas com consultorias especializadas.

Durante a capacitação da base curricular nacional foram definidos o mapeamento curricular, levantadas as expectativas de aprendizagem, elaborado o planejamento inicial e propostas as sondagens iniciais.

Na capacitação da base diversificada focada os educadores participaram de oficinas especializadas:

1. Oficina de expressão corporal com Eliana Carneiro.
Eliana é atriz, dançarina, fundadora e diretora artística da Cia OS BURITI teatro de dança. Realizou um criativo trabalho de arte para todas as idades fundindo as linguagens da dança, do teatro e da música com humor, beleza e magia.

2. Oficina de atividades físicas com Shubi – Silvia Guimarães (atleta e pedagoga).
Foram apresentados os conceitos básicos para o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças através de dinâmicas relacionadas à imagem corporal, lateralidade, estruturação espaço-temporal, motricidade, concentração, dentre outras. Em 2016 Shubi apoiou a realização do evento “Desafio Jatobazinho” que integrou elementos de educação física e esportes de aventura”.

3. Oficina de Jogos Lógicos
Uma roda de conversa com os educadores Daniel e Gustavo do Atelie Acaia e Escolateliê. O objetivo foi trocar experiências sobre as atividades de jogos lógicos realizadas nos diferentes núcleos do Instituto Acaia. Uma troca rica e importante para formação.

A capacitação em SP permitiu também uma agenda cultural diferenciada. A equipe participou de um dos jogos de fuga do Escape Hotel que desafiam a capacidade de raciocínio, habilidades e inteligência com muita diversão. Tiveram também a oportunidade de assistir ao musical RENT que fala muito relações, solidariedade e coletividade. Uma peça inspiradora e uma linda produção.

Durante esse período, a diretora Teresa Bracher provocou uma reflexão em equipe sobre o tema “Não temos tempo a perder”. A atividade foi motivadora e deixou os educadores focados e com muita energia para começar o ano letivo. Um ano que já começou com muita dedicação e trabalho.



“A cada capacitação tenho expectativas para novas aprendizagens. Mas, para a de janeiro a espera parece maior, pois penso em iniciar o ano com novidades. Esta foi um capacitação em que senti super empolgada com a formação e com os eventos culturais. Foi um experimentar já imaginando as possibilidades do fazer e vivenciar com as crianças o que foi apresentado. Sinto que a cada formação é carregar “a bateria” para seguir com muita energia a jornada na Jatobazinho.” 

Fabiana (Professora do 1o ano)