No período de 25/11 a 03/12 aconteceu a 5ª edição da Expedição Alma Pantaneira – Médicos do Pantanal.  A Expedição Alma Pantaneira percorreu cerca de 1.800km, entre Corumbá/MS e Cuiabá/MT, levando atendimento médico, odontológico, remédios, além de ministrar palestras sobre higiene e saúde à população residente em localidades distantes e isoladas neste imenso pantanal. Esse projeto tem como parceiros a Marinha do Brasil, por meio do 6º Distrito Naval e o Acaia Pantanal, dentre outros.

O Acaia Pantanal se fez presente nesta ação na presença da psicóloga, Fabiana Lambert Zayat.  Os atendimentos psicológicos consistiram em oficinas de pintura e brincadeiras com crianças e adolescentes, com temas como: identidade, diferenças e semelhanças; e orientação para pais. Mais de 60 crianças e responsáveis receberam essa atenção psicológica.

Segundo a psicóloga Fabiana, “o retorno de cada uma das pessoas atendidas sobre o trabalho prestado foi positivo e muito afetivo, e reforça o desejo de superar as dificuldades de acesso físico as regiões e do isolamento, e de seguir em busca de melhorar a assistência para uma população que experiência desamparo assistencial, e pouco ou nenhum acesso aos seus direitos básicos”.